ESCOLA ESTADUAL JARDIM ANGÉLICA III

Guarulhos SP
2004
 

 

MEMORIAL

O partido desse projeto é o da peça única, compacta e predominantemente fechada ao exterior, aberta apenas aos acessos públicos ou à luz natural. Por outro lado, também é o de aproveitar a topografia acentuada do exíguo terreno disponível para organizar os diferentes acessos e distinguir claramente os conjuntos funcionais do programa. Em linhas gerais o edifício divide-se em 4 pavimentos, sendo dois típicos, com as salas, e dois especiais, com vivência e administração. Os acessos partem de três diferentes níveis do terreno e conectam, por meio de duas pontes e uma escadaria, o volume à cidade.

Internamente, o projeto centra-se no princípio de “construir o vazio”. A escola possui dois espaços vazios de grande presença. O primeiro, um pátio de 29x18m, interliga na vertical os dois pavimentos superiores e marca o caráter de liberdade e alegria da escola. No centro está a quadra de esportes e ao redor os ambientes de vivência que se debruçam sobre ela. O segundo vazio, de 29x2m, atravessa na vertical os dois pavimentos inferiores e marca a articulação das salas de aula na forma de galeria vertical.

Confirma-se o tema do vazio sobretudo pelo desenho da luz natural. O pátio superior é ladeado por duas galerias longitudinais, espaços verticais abertos à luz alta, horizontal do leste, capturadas por janelas na cobertura. Em contrapartida, o vazio inferior direciona-se longitudinalmente pela luz natural que vem de suas extremidades, região das escadas.

Estruturalmente, a edificação foi construída com pré-fabricados metálicos, mas o aspecto construtivo fundamental é a relação entre fechamentos e estrutura. Na parte superior do volume prevalece a idéia de galpão internamente e de unidade para o exterior: peças metálicas compõem os ambientes de vivência enquanto painéis leves, externos à estrutura, formam planos únicos nas fachadas. Nos pavimentos inferiores, o conceito é oposto, com a estrutura revelando o ritmo da construção também do lado de fora.
 

FICHA TÉCNICA

PROJETO
2004

OBRA
2006

ARQUITETURA
Luciano Margotto
Marcelo Ursini
Sérgio Salles

COLABORADORES
Amanda Spadotto
André Ciampi
Luis Cláudio Dias
Rodolfo Scaletsky
Rodrigo Scaletsky
Simone Neves

MODELO
Fabiana Caram
José Viégas

MODELO ELETRÔNICO
Visualize Arquitetura Digital

COORDENAÇÃO DE PROJETO
Siméia de Carvalho Pinto – fundação para o desenvolvimento da educação – fde

CONSULTORIA
Kurkdjian & Fruchtengarten
Zaclis, Falconi

ESTRUTURA
Hauy e Bechara

INSTALAÇÕES
Sandretec

CONSTRUÇÃO
JHD Construções e Comércio

SUPERVISÃO DE OBRA
Leandro de Castro Pereira – jhd construções e comércio

FISCALIZAÇÃO DE OBRA
Walter Haidar – fundação para o desenvolvimento da educação – fde

FOTOS
Gal Oppido – obra
Nelson Kon