ONG “PROJETO VIVENDO COM ARTE”

São Paulo SP
2007
 

 

MEMORIAL

A ONG “Projeto Vivendo com Arte” tem como objetivo buscar a inclusão social de crianças das comunidades de Paraisópolis e Jardim Colombo, oferecer suporte cultural através das artes, esportes e atividades diversas, condicionadas à freqüência e aproveitamento escolar, e estabelecer um vínculo afetivo e de co-responsabilidade na construção e transformação do cotidiano. Atua desde 2001 com cerca de 90 crianças.

O terreno doado para a futura sede localiza-se na Avenida Giovanni Gronchi, em posição limítrofe entre a favela e o bairro do Morumbi, território revelador da existência de duas forças opostas na construção da cidade: o estado de carência das populações mais pobres e o sentimento de insegurança das classes mais altas e ricas. O primeiro gera “solidariedade” e o segundo “segregação”. A idéia precípua do projeto é que o equipamento escola, na dupla face espaço/ensino, pode colaborar para a inversão desta condição. A arquitetura amplia sua dimensão política ao agir num campo estruturante como a educação. O que se propõe, portanto, não é um edifício isolado e auto-suficiente, mas uma conexão, uma trama que seja capaz de urdir urbanidade. O elemento arquitetônico estruturador do partido é a circulação vertical, entendida como articulação entre partes.

030_VCA_dia_02

O programa distribui-se por diversos níveis relacionados diretamente com a paisagem da cidade, organizando dois corpos edificados. O primeiro volume possui três pavimentos. No pavimento inferior, em posição semi-enterrada, encontram-se as atividades do programa que necessitam de CONCENTRAÇÃO; na planta intermediária, os ambientes que se caracterizam por DESCONTRAÇÃO; e no nível mais alto, os espaços que proporcionarão atividades de EXPANSÃO. O outro corpo é o auditório, uma espécie de SÍNTESE que pode proporcionar os três tipos citados de atividades.

030_VCA_dia_01a

De todos os pontos estarão visíveis o fruir artístico, a educação não formal e as atividades lúdico-desportivas. Construir este conjunto é, no nosso entendimento, edificar uma parte de nossa cidade, uma cidade para todos. É compreender a arquitetura ESCOLA enquanto um sistema – algo mais forte que um objeto isolado – uma instituição partícipe na edificação da sociedade e de sua cultura como fazer coletivo.
 

FICHA TÉCNICA

PROJETO
2007

ARQUITETURA
Luciano Margotto
Marcelo Ursini
Sérgio Salles

COLABORADORES
Amanda Spadotto
André Ciampi
Fábio Gionco
Marcelo Mangeti
Luís Cláudio Dias
Rafael Neves

SUPERVISÃO DE PROJETO
Paulo Uehara – vivendo com arte

ÁREA CONSTRUÍDA
2.100 m²