NOVO CAMPUS DA UNIFESP

Diadema SP
2006

> MENÇÃO HONROSA EM CONCURSO NACIONAL

 

 

MEMORIAL

A implantação do novo campus da UNIFESP às margens da Represa Billings recoloca e atualiza a questão da ocupação antrópica, das modificações provocadas pelo homem no meio ambiente. O projeto está fundado nas condicionantes geomorfológicas do terreno – topografia acentuada, presença de mata consolidada, cursos d’água naturais – e da convivência com localização suburbana. Propõe-se um conjunto urbanístico e arquitetônico que apresenta o mínimo de interferência no terreno original, preservando o máximo da vegetação existente (87%). Em síntese, pode-se dizer que a geografia orienta o projeto.

A necessidade de concentração do programa sugerida pelas condições ambientais induziu à construção de duas linhas estruturais: uma técnica e outra pública – o promontório. Espaço de relevo que caracteriza a escola como lugar de convívio e construção de conhecimento, o promontório é, portanto, o primeiro elemento estruturador para a implantação progressiva do campus.

Etimologia: Lat. promontórium: de pro – ‘ação ou movimento para diante’ e mons, montis – ‘monte’. (Houaiss)

O promontório inaugura o campus desde a praça de acesso e prolonga-se até a posição de mirante sobre a mata e as águas da Represa Billings. Dois eixos a ele relacionados e articulados completam a estratégia que permite clara setorização, disciplinando o sistema viário e organizando a rede de instalações.

Em linhas gerais, o urbanismo se apóia em um grande espaço livre – o promontório – e duas vias principais – o eixo de ensino e o eixo de pesquisa. A opção de construção do campus composto por vários edifícios com requisitos espaciais específicos resulta num conjunto simultaneamente livre e articulado, cuja flexibilidade permite inúmeras possibilidades de crescimento são inúmeras, sempre previstas e controladas. Qualquer edificação nova poderá ser construída sem obrigar à paralisação das atividades universitárias.
 

FICHA TÉCNICA

PROJETO
2006

ARQUITETURA
Luciano Margotto
Marcelo Ursini
Sérgio Salles
Guilherme Lenke Motta

COLABORADORES
Amanda Spadotto
André Ciampi
Carolina Okamoto
Cristina Tosta
Danilo Terra
Frederico Meyer
Gustavo Jacob
Reynaldo Gatti

FOTOS DA MAQUETE
Danilo Terra

ÁREA DO TERRENO
393.109 m²

ÁREA CONSTRUÍDA
77.158 m²