HABITAÇÃO SOCIAL NO BRÁS

São Paulo SP
1989

> 2º LUGAR EM CONCURSO NACIONAL

 

 

MEMORIAL

Possibilitar a convivência de contradições segundo uma ordem mais livre. Essa talvez seja a “utopia” contemporânea, e foi uma postura que permeou as decisões do projeto nos mais variados aspectos. Outras atitudes privilegiadas pela proposta: a valorização da noção de indivíduo pela variedade tipológica das habitações, a intransigência em relação à dignidade do espaço interno da unidade habitacional e a busca de adequação entre solução de projeto e viabilidade econômica.

No sítio em questão ocorre a justaposição de três momentos significativos do Brás: o bairro tradicional, o metrô e as novas torres habitacionais. A intervenção no local contém uma linguagem de moradia que incorpora os avanços e as possibilidades de desenho, sem se dobrar ao passado, mas reconhecendo-o como mais um elemento da realidade.

Desse modo, o tecido urbano tradicional foi articulado com a direção estabelecida pelo metrô, por um volume curvilíneo. A praça do terminal, hoje bastante vitalizada pelo fluxo de passageiros, foi definitivamente configurada pelo edifício proposto, ganhando ainda o espaço coberto de marquise. As lojas foram dispostas no exterior da quadra em pontos de maior fluxo de pedestres. A diferença de sensações provocada pela territorialidade da rua interna, mais fluida e voltada para a cidade, e do pátio, espaço semipúblico que perfaz uma extensão da moradia e local de sociabilidade, mais estático e com entradas discretas, visa permitir diferentes graus de apropriação.

O conjunto, com densidade entre 1200 e 1800 hab/ha, inclui quartos de pensão, unidade de três quartos, quarto e sala, dois quartos em pavimento único e em duplex. Optou-se pela alvenaria estrutural para a otimização dos custos e escala de produção.
 

FICHA TÉCNICA

PROJETO
1989

ARQUITETURA
Luciano Margotto
Marcelo Ursini
Sérgio Salles
Henrique Fina
Sérgio Bolivar

CONSULTORIA
Eduardo Riesencampf de Almeida

COLABORADORES
Gina Maria Leandro
Jenny Baldiviezo

PROJETO GRÁFICO
Magno Inoue
Wilson Jorge Filho

CONFORTO AMBIENTAL
Luiz Carlos Chichierchio

FUNDAÇÕES E ESTRUTURA DE CONCRETO
Ugo Tedeschi

ESTRUTURA METÁLICA
Ernesto Tarnoczy Jr.

ALVENARIA ARMADA
Carlos Alberto Tauil
Cláudio Puga

INSTALAÇÕES
German Giadas Neto
Ulisses Tavano

MODELO
Kenji maquetes

FOTOS DO MODELO
Sérgio Bolivar

REDESENHO EM CAD
André Ciampi